Internacionais
O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural vem ao longo dos anos construindo importantes parceiras com países da Europa, América Latina e Estados Unidos da América. Entre essas parcerias tem sido importante na promoção de intercâmbio de Estudantes e Professores com Universidades como:
1. Santiago de Compostela, campus de Lugo, no Mediterranean Agronomic Institute of Zaragoza, centro de internacional de ensino;
2. Universidade de La Corunã/UDC na Espanha;
3. Na Kansas University USA;
4. No Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal;
Além disso, como forma de promover os intercâmbios o PPGER realiza atividades conjunta de pesquisa em instituições como:
1. Instituto de Pesquisa de Wangeningen (Países Baixos – Holanda): a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV e o Instituto de Pesquisa de Wangeningen (Países Baixos), com a aprovação pela CAPES do Programa Além da Agricultura Conservacionista: da promessa à prática, um Programa cientifico para a transição e no projeto “TRANSPLACE: place-shaping as transformative power to sustainability Wageningen University, Holanda.
2. Parcerias de pesquisa, com a Rede de Pesquisadores Latinoamericanos sobre Juventude no âmbito da CLACSO (Coordinadora Latinoamericana de Ciencias Sociales). A Rede tem como instituições promotoras o Programa Postdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud da CLACSO, a Pontificia Universidade Católica de São Paulo, no Brasil, o Colegio de la Frontera Norte, no México e o Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE da Universidad de Manizales, Colômbia.
3. Desenvolve ações de pesquisa junto ao Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM, Paris, vinculado à Cátedra UNESCO, no projeto Formação e Práticas Profissionais.
4. Pesquisa conjunta com a Holanda, no projeto internacional Nature´s benefits in agro-forest frontiers: linking actor strategies, functional biodiversity and ecosystem services (FOREFRONT) financiado pelo INREF (Interdisciplinary Research and Education Fund),Holanda, coordenado pelo Prof. Dr. F.J.J.M. Bongers, Ecologia e Manejo de Florestas (Forest Ecology and Forest Management – FEM). (Coordenado pela Profa. Maria Izabel Botelho)
5. Atividades de intercâmbio de professores para atividades de Pós-doutoramento e aulas como Professor Convidado na School of Public Affairs and Administration (SPAA) na Rutgers University (USA) e Membro do Grupo de Investicación em Gobierno, Administración y Políticas Publicas (España);
6. parcerias com a Universidade de Évora (Portugal), Escola de Ciências Sociais, Departamento de Gestão. Com intercâmbios de professores