Informativo

Professoras do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural participam de bancas de doutorado da Universidade de Wageningen, Países Baixos.

Duas professoras do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER) participarão, no mês de novembro, de defesas de teses de doutorado na Universidade de Wageningen, nos Países Baixos. As teses fazem parte do Programa Internacional Forefront – Benefícios da natureza nas fronteiras agroflorestais: conectando atores, estratégias, biodiversidade funcional e serviços dos ecossistemas. O programa é executado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade de Wageningen, Universidade Nacional Autônoma e o Colégio da Fronteira Sul (ambas do México). O Forefront é financiado desde 2015 pelo Interdisciplinary Research and Education Fund (INREF) da Universidade de Wageningen, e coordenado na UFV pelos professores Irene Cardoso, do PPGSNP-UFV, e Felipe N. B. Simas (DPE-UFV).

Uma das teses é da doutoranda Margriet Goris, sendo a segunda aluna, na trajetória do PPGER, que poderá obter o double degree (UFV/WUR). Ela apresentará a tese “Emancipation of young agroecological peasants in Zona da Mata, Minas Gerais, Brazil: adn identity in-the-making”. A discente foi orientada pela professora Maria Izabel Vieira Botelho. Posteriormente a professora Ivonete da Silva Lopes assumiu a supervisão. A defesa acontecerá no dia 30 de novembro, às 9h30 (horário de Brasília), com transmissão neste link.

Nesta quarta-feira, dia 18, às 12 horas (horário de Brasília), a professora Maria Alice Mendonça (PPGER) participará como avaliadora na banca de doutorado de Leonardo van den Berg. A tese intitulada “Building movements for transformation. Defending and advancing agroecology in Brazil” será apresentada ao departamento de Rural Sociology Group, Wageningen University, sob a orientação da Dra. Esther Turnhout. O candidado ao título de doutor fez o campo da pesquisa na Zona da Mata Mineira e esteve vinculado por um ano ao PPGER. A defesa poderá ser acompanhada neste link.

Para o coordenador do programa, professor Marcelo Leles Romarco de Oliveira, a participação das docentes demonstra o esforço do programa para internacionalização, o que é fruto da longa história de pesquisas desenvolvidas ao longo de seus 52 anos de atuação. O coordenador destaca que “o Programa, ao longo desta trajetória, tem sido referência no Brasil com pesquisas que contribuem no entendimento das transformações socioambientais, fundiárias, culturais e tecnológicas decorrentes do acelerado processo de mudanças das bases socioeconômicas e produtivas do meio rural brasileiro. O que credencia os professores do PPGER a dialogar com pesquisadores e alunos dos mais variados países como Holanda, França, Espanha, Portugal, Moçambique e diversos países da América Latina”.

Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural
Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edifício Edson Potsch Magalhães