Professor e egresso do PPGER desenvolvem software para mensurar impacto social de programas mantidos com fundos internacionais do Fairtrade.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), constantemente estabelece parcerias com o mercado para transmissão de conhecimento acadêmico. Uma dessas parcerias é entre a UFV e o Fairtrade. O Fairtrade é uma organização internacional que muda a forma como o comércio funciona por meio de melhores preços, condições de trabalho decentes e um negócio mais justo para agricultores e trabalhadores em países em desenvolvimento.

O objetivo da parceria entre UFV e Fairtrade foi realizar um estudo para determinar se os objetivos do Comércio Justo, em termos de produtos, efeitos e impactos esperados, estão sendo ou serão alcançados. Para este fim, foram analisadas as ações da entidade na vida dos produtores, bem como os efeitos em suas famílias, na propriedade, e, na comunidade na qual estão inseridos.

Com esse intuito, os professores Carlos Antônio Moreira Leite e Gustavo Bastos Braga do Departamento de Economia Rural da UFV, juntamente com o técnico administrativo José Antônio Brilhante, e mais de 10 alunos de diferentes cursos de graduação da UFV foram a campo em várias regiões do estado de Minas Gerais para responder essas questões.

O trabalho culminou na organização da primeira Reunião da Associação das Organizações Produtoras Fairtrade do Brasil, além da criação de um software intitulado SROI Calc. O sofwtare desenvolvido pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER), Gustavo Bastos Braga, e pelo mestre José Antônio Brilhante, egresso do PPGER, tem por objetivo avaliar e mensurar o impacto social dos programas mantidos com fundos internacionais do Fairtrade.

O software oferece elementos que contribui para as organizações de pequenos produtores, com a certificação Fairtrade, mensurar o impacto social do Premium e do preço mínimo pagos pela organização. O software segue os preceitos da Theory of Change, guia dos princípios do Fairtrade, e faz uso da metodologia do Social Return on Investment (SROI) que mensura em valores monetários qual é o retorno do investimento em programas sociais, financiados com recursos do Fairtrade para os produtores, organizações e para a comunidade.

Fairtrade e UFV