Informativo

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural defende dissertação intitulada “Mulheres rurais e literacia digital: questões para além do acesso às TIC”

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV), Jéssica Suzana Magalhães Cardoso defendeu, no dia 28 de julho, sua dissertação “Mulheres rurais e literacia digital: questões para além do acesso às TIC”.

A defesa ocorreu na Sala de Reuniões do Departamento de Economia Rural (DER), com banca composta pela professora Ivonete da Silva Lopes (PPGER-UFV), orientadora do trabalho, o professor André Pasti (UFABC) e a professora Edilene Pereira (Faculdade Cairú).

A pesquisa faz parte do projeto guarda-chuva “Mulheres rurais e recursos infocomunicacionais: das desigualdades às estratégias na busca de conhecimento sobre saúde em contexto pandêmico”, e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

RESUMO DO TRABALHO:
O uso e apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) pelas mulheres rurais pode potencializar suas capacidades informativas, de geração de renda, mobilização social e até mesmo de lazer. No entanto, as desigualdades socioeconômicas interferem nas possibilidades de acesso e aproveitamento das TIC, fazendo com seu uso seja limitado ou não aconteça. Diante do exposto, o objetivo desta dissertação é compreender como os marcadores sociais (gênero, raça e território) impactam nas condições de acesso, uso e apropriação das TIC e sua relação na construção da autonomia de mulheres rurais, quilombolas e assentadas, dos municípios de mineiros Viçosa e Visconde do Rio Branco. A pesquisa, qualitativa e exploratória, foi realizada com oito mulheres da comunidade quilombola do Buieié e 12 do assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais
Sem Terra (MST) Olga Benário, somando 20 participantes com idades entre 18 e 60 anos.

O percurso metodológico constituiu-se na realização de levantamentos bibliográficos, entrevistas semiestruturadas com as mulheres, caderno de campo e uma análise de conteúdo dos perfis nas redes sociais Facebook e Instagram dos respectivos territórios. O referencial teórico do trabalho desenvolve os conceitos de território, interseccionalidade, hiato digital de gênero e literacia digital. Os resultados apontam que o gênero, a raça e o território se articulam com outros marcadores sociais como escolaridade, a renda e a idade e impactam no uso das TIC e no desenvolvimento da literacia digital pelas mulheres rurais. As dificuldades para a promoção da conexão à internet e a pouca literacia digital não impede que as mulheres rurais se articulem e utilizem as redes sociais, ainda que de forma limitada, como uma ferramenta de geração de renda, mobilização social e fortalecimento dos laços comunitários.

DER - Defesa de TCC (40)

Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural
Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário