Estudante do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural defende dissertação intitulada “Mulheres quilombolas do Buieié, Viçosa/MG: articulação e resistência frente aos desafios da Covid-19”.

No dia 24 de fevereiro de 2023 ocorreu a defesa da dissertação de mestrado intitulada: “Mulheres Quilombolas do Buieié, Viçosa-MG: articulação e resistência frente aos desafios da Covid-19”, fruto do trabalho de pesquisa do discente Lindemberg Ribeiro Caetano, sob a orientação da prof.ª Ivonete da Silva Lopes (DER/UFV). A pesquisa analisou como ocorreu o processo de mobilização, liderado por mulheres quilombolas, que envolveu a coleta e distribuição de material de higiene pessoal (máscaras e álcool em gel) e alimentos (cestas básicas) para os moradores da comunidade pesquisada no início da pandemia da Covid-19. Essas ações foram realizadas como resposta a ineficiência governamental no cumprimento das políticas públicas voltadas para a segurança e manutenção da saúde da população quilombola, reforçando a importância das mulheres para a manutenção da saúde coletiva da comunidade, bem como a utilização das redes sociais, dentre elas o WhatsApp, como mediação entre as realizadoras das ações de solidariedade e o público local atendido. A banca debatedora contou com as professoras Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/FIOCRUZ) e Bianca Costa Lima (DER/UFV). A pesquisa obteve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e material da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

DER - Defesa de TCC (32)

Da esquerda para direita: Lindemberg Ribeiro Caetano; Ivonete da Silva Lopes; Bianca Aparecida Lima Costa.