Artigo “Comunicação quilombola, resistência e proximidade na redução das desconexões no enfrentamento à pandemia”, desenvolvido no PPG Extensão Rural, é publicado na revista Mídia & Cotidiano.

O artigo “Comunicação quilombola, resistência e proximidade na redução das desconexões no enfrentamento à pandemia”, produzido no PPG Extensão Rural, é de autoria de Ivonete da Silva Lopes, professora do programa, e dos estudantes Lindemberg Ribeiro Caetano e Jéssica Suzana Magalhães Cardoso.

Resumo:

Este artigo discute a articulação entre comunicação, resistência e luta pela sobrevivência das comunidades quilombolas na pandemia da Covid-19. Traz a análise de conteúdo das publicações no Instagram e das entrevistas com integrantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’Golo). Os resultados apontam várias desconexões (digital, estradas, eletricidade) que dificultam a comunicação. Neste cenário, o WhatsApp aparece como elo entre organizações e comunidades. Destacam-se as estratégias de aproximação e a identificação da figura dos mediadores (donos dos celulares) no repasse das informações à população nos territórios quilombolas.

Acesse, gratuitamente, o artigo: Mídia & Cotidiano

DER - PUBLICAÇÕES (11)