Área e Linhas de Pesquisa
Área de concentração: Extensão Rural, Instituições e Desenvolvimento Rural
Linhas de Pesquisas
As linhas de pesquisa do Programa caracterizam-se por: a) referir-se a uma área de trabalho ou campo de conhecimento cujo domínio é perseguido pelo pesquisador; b) referir-se a problematizações que o pesquisador faz sobre a realidade de forma processual; c) vincular-se a interesses profissionais e acadêmicos do pesquisador, interesses institucionais e da comunidade científica, bem como a demandas de setores sociais mais amplos; d) envolver uma procura por sistematização de conhecimentos de natureza teórica, metodológica; e etc.) pressupor tanto a aquisição de conhecimentos como sua crítica e disseminação. Atualmente o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural conta com duas linhas de pesquisa que são:
1) Governança de Recursos Comuns, Sistemas Agroalimentares e Meio Ambiente
Essa linha de pesquisa contempla análises empíricas e teóricas que abordam o debate ambiental, os sistemas agroalimentares e os dilemas de ação coletiva que se apresentam em contextos de gestão de recursos comuns de elevada interdependência (reservas naturais, terras comuns, recursos hídricos, projetos de irrigação, recursos pesqueiros, etc.), bem como outras formas de uso da terra e do ambiente. As pesquisas realizadas nesta linha envolvem as relações entre o Estado, grupos sociais e populações locais, expressas em políticas, modelos e experiências de extensão e desenvolvimento rural. Seu objetivo central é investigar as condições nas quais os arranjos institucionais, envolvendo tanto a regulação estatal quanto a autorregularão pelos usuários, podem mitigar tais dilemas. Esta linha de pesquisa também aborda as formas de participação coletiva nos processos de avaliação de impactos socioambientais de grandes projetos e nos conflitos ambientais que emergem nesses contextos.
2) Cultura, Políticas Públicas e Comunicação
Esta linha de pesquisa abriga pesquisas relacionadas ao processo de constituição das identidades socioculturais e das políticas públicas em contextos rurais. As ênfases são aos trabalhos que tenham como mote as transformações na identidade rural, decorrentes dos contatos interculturais, da interação com o espaço e os modos de vida, da ação do Estado e da globalização cultural. Outro ponto de reflexão dessa linha são os processos comunicativos e cooperativos na extensão e no desenvolvimento rural. Aproxima a ação extensionista à temática das redes sociais, das práticas comunicativas e dos processos cooperativistas e associativistas, privilegiando a relação entre comunicação, cultura, política e democracia nas complexas sociedades contemporâneas. As pesquisas nessa linha também abordam o monitoramento e avaliação de políticas públicas, em especial, dos seus efeitos sobre a qualidade de vida, o desenvolvimento rural, práticas produtivas no meio rural e suas interações com o urbano.